Seguidores

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Expressar-se pela Arte

Oiii pessoal!!! Hoje vim dar uma dica muito interessante!! Estou fazendo, como trabalho para a minha faculdade, uma instalação artística. Uma instalação é uma manifestação artística onde a obra é composta por elementos organizados em um ambiente. Eu, por exemplo, estou lendo o romance Sidarta do autor Hermann Hesse e irei representar está obra por meio de uma instalação utilizando objetos para expressar seu significado de forma subjetiva. É uma obra de arte que só existe na hora da exposição, é montada na hora e depois de certo tempo para a observação ela é desmontada. Uma das intenções para essa expressão de arte é provocar sensações sensoriais. Ela pode também ser apenas para chamar atenção do público ou ser uma instrumento apelativo para denunciar algo. A instalação pode ser rica de significados ou não, pode ser complexa ou simples, isso tudo depende da intenção do artista e da visão e interpretação do observador.
Esta forma de arte não precisa necessariamente se basear em um livro ou qualquer outra obra, ela pode ser uma forma de descarrego. Ela pode mostrar os horrores ou belezas guardados no íntimo de cada um. Pensem que fantástico seria eliminar tudo que está guardado e preso dentro de nós sem precisarmos falar pra outra pessoa em uma terapia. Eu particularmente sou uma pessoa fechada e não gosto de falar dos meus problemas pra uma pessoa que eu não conheço e que não tem nada haver com a minha vida. Então, acho que essa seria uma ótima opção para aqueles que são semelhantes a mim. E também uma ótima opção para aqueles que gostam de arte e querem expôr para que as pessoas admirem. Qualquer um pode fazer uma instalação artística em qualquer lugar. Você pode montar um objeto e colocar em um lugar comum que você passa como: uma praça, no ponto de ônibus, na sua rua, isso é a sua escolha. Porém, é claro que é preciso ter bom senso para se pensar o quê se quer expôr. Não podemos esquecer que a rua é um lugar público e pessoas de todas as idades passam por ela, assim sendo, algumas exposições podem ser inadequadas para algumas idades. As pessoas também não são obrigadas a verem exposições apelativas, então vamos pensar nas pessoas que também verão esta arte. Abaixo há algumas exemplos de instalações bem interessantes para que vocês admirem!! Crie, pense, se inspire e se expresse por meio da arte, é uma maravilha!!!!!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Existe Consciência?

Estamos na semana da Consciência Negra!! O dia Nacional da Consciência negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi de Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral. Nesta semana, muitas palestras e eventos educativos são organizados para evitar o desenvolvimento do auto-preconceito.Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
No Facebook, muitas são as postagens referentes a Semana da Consciência Negra. Uma das postagens mais circuladas, acredito eu, é a frase do ator Morgan Freeman.
Eu refleti sobre essa frase profundamente e os meus pesamentos não me levaram à uma resposta porém, me fizeram olhar pelos dois lados. Esta reflexão do ator Morgan Freeman de certa maneira está certa, se formos ver, celebrando um dia para a consciência Negra estamos separando mais uma vez a população negra como se fossem diferente de todos os outros. Como se tivessem um dia único pra eles por causa da sua cor de pele. Mas é claro que há um contexto histórico muito grande atrás  desta comemoração. Entretanto, no meu ponto de vista, esse dia foi criado não só para celebrar a resistência dos negros à escravidão e sim porque é mais fácil se preocupar só com a Consciência Negra do que com a Consciência Humana. Seria um trabalho muito maior conscientizar a humanidade de que eles não são diferentes e integra-los verdadeiramente a sociedade. A história deles é diferente porém, desde essa época, a diferença entre todos não existe, a diferença de tratamento é claro, infelizmente ainda existe. Mas, se formos analisar essa sociedade que é sim ainda muito preconceituosa, é necessário essa separação para que haja um destaque e chame a atenção desses ignorantes que até hoje não perceberam que não a diferença alguma. A única diferença é que eles têm mais quantidade de melanina na pele e que se forem estudar para ver os benefícios,todos perceberão que os prejudicados são os brancos.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Somos tão Jovens

Oi pessoal!! Hoje irei falar sobre uma experiência bem interessante que presenciei!!
Bom, sexta feira passada eu sai com a minha mãe e com a minha tia e fomos em uma festa dos anos 80. Toda a decoração e a música foram referentes a essa época, que na minha opinião é muito melhor do que as músicas das festas de hoje. A maioria das pessoas tinham 30 anos pra cima e foi muito interessante observá-los. Esses "velhos", como são chamados pela maioria dos adolescentes de hoje, são muito mais animados, dançam muito melhor e são muito mais divertidos que esse bando de crianças de hoje. Eu fechava os olhos e quando abria, parecia que eu tinha voltado no tempo. Comecei a imaginar todas aquelas pessoas com roupinhas de bolinha, as meninas com rabos de cavalo, os meninos com calças coladas e tudo muito colorido e alegre. Eu já até podia ver quem na época era mais tímido, quem era o mais descolado, quem era a menina mais bonita, que era a desajustada, quem era aquela que sempre queria chamar atenção. Tinha uma senhora de uns 70 anos que dançou a festa inteira, nem eu aguentaria tanto. Mas o que eu pude observar é que as pessoas não fazem mais isso. As boates hoje não são para dançar e sim para a pegação. Ninguém mais curte a música ou vai apenas se divertir. Esses ambientes viraram lugares para acabar com a dor de cotovelo. E na minha opinião isso é uma pena. Por isso as músicas hoje estão tão ruins e qualquer um vira cantor, ninguém presta atenção na música. Mas antigamente não!!! Foi tão bom ouvir os sons antigos e as letras bem escritas. Tocou de tudo, mas o que mais animou a todos foi quando a musica Tempo perdido do Legião Urbana começou. A força quando todos diziam "Somos tão Jovens" foi tão intensa que eles realmente voltaram a ser jovens. Eles voltaram porque eles estavam no ambiente deles, na época deles, e o espírito voltou a ser jovem. O corpo nada importa se o espírito não envelhece, foi essa a lição que eu aproveitei daquela noite. Valeu a pena ficar sentada apenas observando aqueles jovens!!!