Seguidores

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Expressar-se pela Arte

Oiii pessoal!!! Hoje vim dar uma dica muito interessante!! Estou fazendo, como trabalho para a minha faculdade, uma instalação artística. Uma instalação é uma manifestação artística onde a obra é composta por elementos organizados em um ambiente. Eu, por exemplo, estou lendo o romance Sidarta do autor Hermann Hesse e irei representar está obra por meio de uma instalação utilizando objetos para expressar seu significado de forma subjetiva. É uma obra de arte que só existe na hora da exposição, é montada na hora e depois de certo tempo para a observação ela é desmontada. Uma das intenções para essa expressão de arte é provocar sensações sensoriais. Ela pode também ser apenas para chamar atenção do público ou ser uma instrumento apelativo para denunciar algo. A instalação pode ser rica de significados ou não, pode ser complexa ou simples, isso tudo depende da intenção do artista e da visão e interpretação do observador.
Esta forma de arte não precisa necessariamente se basear em um livro ou qualquer outra obra, ela pode ser uma forma de descarrego. Ela pode mostrar os horrores ou belezas guardados no íntimo de cada um. Pensem que fantástico seria eliminar tudo que está guardado e preso dentro de nós sem precisarmos falar pra outra pessoa em uma terapia. Eu particularmente sou uma pessoa fechada e não gosto de falar dos meus problemas pra uma pessoa que eu não conheço e que não tem nada haver com a minha vida. Então, acho que essa seria uma ótima opção para aqueles que são semelhantes a mim. E também uma ótima opção para aqueles que gostam de arte e querem expôr para que as pessoas admirem. Qualquer um pode fazer uma instalação artística em qualquer lugar. Você pode montar um objeto e colocar em um lugar comum que você passa como: uma praça, no ponto de ônibus, na sua rua, isso é a sua escolha. Porém, é claro que é preciso ter bom senso para se pensar o quê se quer expôr. Não podemos esquecer que a rua é um lugar público e pessoas de todas as idades passam por ela, assim sendo, algumas exposições podem ser inadequadas para algumas idades. As pessoas também não são obrigadas a verem exposições apelativas, então vamos pensar nas pessoas que também verão esta arte. Abaixo há algumas exemplos de instalações bem interessantes para que vocês admirem!! Crie, pense, se inspire e se expresse por meio da arte, é uma maravilha!!!!!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Existe Consciência?

Estamos na semana da Consciência Negra!! O dia Nacional da Consciência negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi de Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral. Nesta semana, muitas palestras e eventos educativos são organizados para evitar o desenvolvimento do auto-preconceito.Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
No Facebook, muitas são as postagens referentes a Semana da Consciência Negra. Uma das postagens mais circuladas, acredito eu, é a frase do ator Morgan Freeman.
Eu refleti sobre essa frase profundamente e os meus pesamentos não me levaram à uma resposta porém, me fizeram olhar pelos dois lados. Esta reflexão do ator Morgan Freeman de certa maneira está certa, se formos ver, celebrando um dia para a consciência Negra estamos separando mais uma vez a população negra como se fossem diferente de todos os outros. Como se tivessem um dia único pra eles por causa da sua cor de pele. Mas é claro que há um contexto histórico muito grande atrás  desta comemoração. Entretanto, no meu ponto de vista, esse dia foi criado não só para celebrar a resistência dos negros à escravidão e sim porque é mais fácil se preocupar só com a Consciência Negra do que com a Consciência Humana. Seria um trabalho muito maior conscientizar a humanidade de que eles não são diferentes e integra-los verdadeiramente a sociedade. A história deles é diferente porém, desde essa época, a diferença entre todos não existe, a diferença de tratamento é claro, infelizmente ainda existe. Mas, se formos analisar essa sociedade que é sim ainda muito preconceituosa, é necessário essa separação para que haja um destaque e chame a atenção desses ignorantes que até hoje não perceberam que não a diferença alguma. A única diferença é que eles têm mais quantidade de melanina na pele e que se forem estudar para ver os benefícios,todos perceberão que os prejudicados são os brancos.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Somos tão Jovens

Oi pessoal!! Hoje irei falar sobre uma experiência bem interessante que presenciei!!
Bom, sexta feira passada eu sai com a minha mãe e com a minha tia e fomos em uma festa dos anos 80. Toda a decoração e a música foram referentes a essa época, que na minha opinião é muito melhor do que as músicas das festas de hoje. A maioria das pessoas tinham 30 anos pra cima e foi muito interessante observá-los. Esses "velhos", como são chamados pela maioria dos adolescentes de hoje, são muito mais animados, dançam muito melhor e são muito mais divertidos que esse bando de crianças de hoje. Eu fechava os olhos e quando abria, parecia que eu tinha voltado no tempo. Comecei a imaginar todas aquelas pessoas com roupinhas de bolinha, as meninas com rabos de cavalo, os meninos com calças coladas e tudo muito colorido e alegre. Eu já até podia ver quem na época era mais tímido, quem era o mais descolado, quem era a menina mais bonita, que era a desajustada, quem era aquela que sempre queria chamar atenção. Tinha uma senhora de uns 70 anos que dançou a festa inteira, nem eu aguentaria tanto. Mas o que eu pude observar é que as pessoas não fazem mais isso. As boates hoje não são para dançar e sim para a pegação. Ninguém mais curte a música ou vai apenas se divertir. Esses ambientes viraram lugares para acabar com a dor de cotovelo. E na minha opinião isso é uma pena. Por isso as músicas hoje estão tão ruins e qualquer um vira cantor, ninguém presta atenção na música. Mas antigamente não!!! Foi tão bom ouvir os sons antigos e as letras bem escritas. Tocou de tudo, mas o que mais animou a todos foi quando a musica Tempo perdido do Legião Urbana começou. A força quando todos diziam "Somos tão Jovens" foi tão intensa que eles realmente voltaram a ser jovens. Eles voltaram porque eles estavam no ambiente deles, na época deles, e o espírito voltou a ser jovem. O corpo nada importa se o espírito não envelhece, foi essa a lição que eu aproveitei daquela noite. Valeu a pena ficar sentada apenas observando aqueles jovens!!!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013








 

Cães Invisíveis

Cães invisíveis é um projeto realizado por duas estudantes chilenas para ajudar os cachorros de rua. Para quem não conseguiu ver o vídeo, vou resumir a história. Duas estudantes de uma universidade no Chile tiveram uma ideia para ajudar os cachorros de rua, que muitas vezes são vítimas de maus tratos. As meninas resolveram encher balões e escreveram neles frases como: estou aqui, me ajude, me alimente, preciso de um lar. Em seguida, esses balões foram amarrados em alguns cachorros. Esta atitude chamou atenção das pessoas que passaram na rua e muitos, pela primeira vez, viram que estes cachorros estavam ali. Muitas pessoas deram comida, carinho e atenção para esses seres tão fantásticos que só precisam de amor. Eu sou apaixonada pelos cachorros e essas ações realmente me comovem. Ver que ainda existem pessoas que se importam com esses animais e querem ajudá-los me dá um pouco de esperança. Ninguém entende como é maravilhoso criar um cão no seu lar até ter um. Os apaixonados por cachorros são constantemente criticados por dar tanta atenção e privilégios a esses animais. Muitos dizem que é um absurdo cuidar tão bem de um cachorro se há tantas crianças precisando. Eu concordo plenamente que existem milhares de crianças precisando de ajuda, mas porque não ajudar os dois? Esses animais também sentem, eles também são seres vivos, eles sofrem, passam fome e frio e o pior, não podem nem falar pra pedir ajuda. É preciso SIM de pessoas que falem por esses animais e mostrem que eles também necessitam de amparo e de um lar. Estou me referindo aos cachorros mas quero incluir todos os animais que sofrem maus tratos, são criados em cativeiros, são exportados ilegalmente e que também precisam de ajuda. Sou plenamente a favor do aumento da pena a quem maltrata animais e que haja uma busca maior contra os contrabandos de animais, pois, eles também são seres vivos e precisam ter seus direitos.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Possibilidade ou Utopia?











 Faço faculdade de Letras/Espanhol, e uma das matérias que estou vendo chama-se Fundamentos da Educação, onde estudamos sobre a educação na sociedade contemporânea, seus princípios e valores, qual sua finalidade entre outros.  Em meu material, encontra-se várias finalidades para a educação em nossa atual sociedade e, a que me chamou atenção foi a que disse que a educação tem como finalidade formar o ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade, dessa forma, ela visa promover mudanças relativamente permanentes nos indivíduos, de modo a favorecer o desenvolvimento integral do homem na sociedade. Com outras palavras, a educação serve para moldar o indivíduo de maneira que se torne o mais útil possível para a sociedade. O material também aborda que, a educação também pode favorecer o desenvolvimento de uma visão participativa, critica e reflexiva dos grupos nas decisões dos assuntos que lhes dizem respeito, se essa for a sua finalidade. Na minha opinião, todos deveriam querer e ter a possibilidade de aprender, como ter essa visão critica e reflexiva e, participar das decisões que os envolve. Mas para que seria útil para a sociedade alguém que reflete sobre a nossa realidade?
No Brasil, na Lei n° 9.394, encontra-se assim: "a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, de seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." mas, e o desenvolvimento do ser indivíduo, único, com qualificações que nunca serão descobertas porque não são exploradas?
Muitos sabem que cada pessoa tem sua forma de aprendizado, porém, nas escolas, você tem que se virar pra aprender da maneira que o professor está ensinando. Muitos saberes nos são empurrados e somos obrigados a "aprender" sendo que nunca vamos utilizar isto em nossas vidas. Imagine se todo esse tempo perdido aprendendo algo que só processamos, porque é necessário, fosse aproveitado estudando o que realmente é da nossa realidade, o que realmente nos envolve, o que realmente nos interessa, e que podem ajudar a escolher uma profissão futura. Já imaginaram uma escola em que houvesse vários métodos de aprendizado  e cada um fosse para o que se identifica? Já imaginaram escolas que explorassem o talento de cada um? Imaginem o tanto de gênios que apareceriam. Porém todo o interessante, que é o que há dentro de cada um, está guardado e compactado pra que não seja descoberto e nem atiçado para não fugir do padrão.
Eu sei que muitos não concordam com essa ideia. Pensam que é uma utopia, e uma loucura. Conversei com uma pessoa muito importante para mim, que cursa economia, e quando falei entusiasmada sobre essa ideia que mudou minha visão de educação, ele me disse: " mas com essa visão de educação, cada um desenvolvendo seu talento,  você está pensando no indivíduo". Bom, como ele cursa economia, compreendi que para ele, é ensinado de outra maneira, e eu, estou sendo ensinada a refletir, a pensar, e a querer mudar esses moldes para que o indivíduo tenha seu direito de identidade.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Bom da Dança


     A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos
  Sempre tive paixão por dançar,  é claro que sempre tive minhas preferências de estilo, mas quem ama esta arte ao escutar qualquer música ou batuque começa a balançar os pés ou a cabeça. A dança revigora, diverte e liberta quando dançada com fluidez, sem medos. E não é só a dança, quando eu dançava ballet, eu fechava os olhos e sentia a música, como se ela entrasse dentro de mim e fizesse meu corpo dançar. Acredito que quem sente a música tem facilidade de dançar qualquer estilo.
Muitos estudos são feitos em relação aos benefícios que esta arte proporciona, não só ao corpo, mas também à alma. Assisti nesses dias a reportagem do Globo Repórter que falava sobre esses benefícios. Meninos e meninas que saem do mundo das drogas por meio da dança de rua, mulheres que tem câncer e sofrem com depressão encontraram a saída por meio da dança do ventre, as danças em rodas realizadas nas praças que ajudam as pessoas da melhor idade a se distraírem, se divertirem e a melhorar seus problemas físicos.A dança não tem idade, nem preconceitos, nem regras, é totalmente aberta pra quem deseja realizar ou aprender.
A dança muitas vezes é procurada por indicação médica, aumenta a flexibilidade, melhora o condicionamento aeróbico, melhora a coordenação motora, emagrece, ajuda a perder peso, melhora a capacidade cardiorrespiratória, fortalece a musculatura, protege as articulações, atenua dores, previne problemas posturais e de artrose, aumenta o convívio social, combate a depressão e a timidez, traz alegria, deixa a autoestima elevada, combate o stress, ajuda a relaxar entre outros.
Alguns vídeos pra vocês de variados estilos de dança!!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Crianças e a Tecnologia

 
Não sei se é só impressão mas me parece que as crianças hoje tem um desenvolvimento muito mais rápido que antigamente. Elas são muito curiosas e atentas para os assuntos do mundo. Observando-as, percebo que até o desenvolvimento fonológico é mais rápido. Toda essa evolução relaciona-se com a tecnologia. Porém, qual é o limite que as crianças estão tendo com este contato desenfreado com a modernidade? Os pais estão controlando o tempo em que as crianças passam em frente aos aparelhos eletrônicos? Para alguns pais, acho que a tecnologia é um alivio e um escape, quantas vezes não vemos pais dando celulares pro seus filhos para terem um pouco de sossego.
Nestes dias eu estava em uma clínica esperando atendimento e ao meu lado havia uma mãe e seu filho de aproximadamente 4 anos, a mãe entregou o Ipad para o menino que começou a jogar um jogo aonde ele controlava um tubarão e que, o objetivo do jogo era comer os turistas. O fato de uma mãe deixar um menino dessa idade jogar um jogo com este conteúdo me deixa mais assustada do que o fato do menino gostar desse tipo jogo pois, o menino jogava com tanta naturalidade que nem parecia ter noção daquilo.
Eu fui ter meu primeiro celular aos 8 anos de idade, e ele só ligava e tinha o jogo da cobrinha , e eu sobrevivi até essa idade muito naturalmente. É claro que há benefícios, porém não acho que está havendo o controle devido que deveria acontecer. Há também um dilema que não vejo muitas soluções. Muitos dizem que as crianças de hoje não brincam na rua como antigamente, mas como isso poderia acontecer se não há a segurança de antigamente, e nem o tempo livre dos pais para acompanhar seus filhos?
 O que mais me deixa impressionada e preocupada em relação a tudo isso é a questão dos valores. Em que as crianças estão dando mais valor?  Está havendo a preocupação dos pais em relação ao que os seus filhos vão se tornar e o valores que eles terão?
Fico imaginando as gerações futuras, cada vez mais tecnológicas e práticas. Uma geração cada vez mais individualista e a relação cada vez mais íntima entre as pessoas e seus celulares. O custo dessa evolução será a perda da infância com essa geração que é atingida com um tsunami de modernidade.
Posto aqui uma reportagem feita pelo Fantástico que mostra os valores das crianças hoje e o contato delas com objetos antigos. Muito Legal! Vale a pena ver!!


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

The Piano Guys

 
 
Comprei hoje o cd e dvd deste grupo musical americano The Piano Guys composto por Jon Schmidt e Steven Sharp Nelson. Eles ficaram famosos através do YouTube, onde vêm postando vídeos de arranjos e misturas de músicas populares e clássicas, acompanhados de clipes de visual profissional. Alguns dos seus vídeos alcançaram a marca de mais de um milhão de visualizações.O time também é composto por Tel Stewart e Al Van Der Beek, que trabalham na produção das músicas e vídeos. Jon toca o piano e Steven toca o violoncelo - ambos utilizando os tipos elétrico e clássico.
Para quem nunca viu um video deste grupo, eles gravam os clipes em lugares variados como: praias, florestas, cachoeiras, rios de gelo e ate no Grand Canyon que, na minha opinião, foi uma ideia fantastica e que os torna mais especiais. A fusão da beleza da natureza com a beleza da musica gera um resultado fascinante. Fiquei encantada com este dvd, cada detalhe é especial, ate a maneira como eles tocam, o semblante dos artistas e a alegria de estar fazendo uma arte. Uma arte que, na minha opinião, é uma das mais belas. A musica sempre esta presente nas nossas vidas e nem percebemos como necessitamos dela. Há musicas que sao as tilhas sonoras de nossas vidas, a verdadeira musica nos toca, emociona, ela é capaz de causar diferentes emoções, e entrar no nosso intimo de maneira tao natural que nem notamos.
Este grupo musical mexeu comigo, eu fui capaz de sentir a vibração do som como se eu estivesse la, ao vivo, é como se eles transmitissem a emoção de estar tocando para nós.Os variados estilos tocados também foi uma ideia inteligente pois podem chegar a um numero maior de ouvintes e admiradores. 
Alguns vídeos e fotos pra vocês!!